Tamara Xavier

Nutricionista

Sou nutricionista formada pela Universidade de Fortaleza -UNIFOR e irei contar um pouco sobre minha trajetória acadêmica: no terceiro semestre da faculdade, tive a experiência de ser extensionista voluntária de Nutrição no Centro de Tratamento da Obesidade -CETRATA pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Além disso, fui membro fundadora da Liga de Doenças Crônicas -UNIFOR, monitora acadêmica e, ao longo da graduação, apresentei trabalhos científicos na área.

Atualmente, sou nutricionista voluntária no Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade -PRONUTRA, no qual tive o prazer e oportunidade de participar como extensionista voluntária durante a graduação.

Desde a experiência no CETRATA e PRONUTRA, passei a enxergar a Nutrição de forma mais ampla e holística, não focando somente o alimento em calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. É preciso considerar o entorno e também a pessoa em sua totalidade. O ato de comer não é só uma necessidade fisiológica, vai bem além disso. Comer envolve interação social, agrega valor sentimental, cultural, emoções e lembranças.

Defendo uma nutrição mais prazerosa, flexível, sem modismos, sem culpa ao comer e sem terrorismo nutricional. Meu objetivo principal é ajudar as pessoas a construir uma relação mais saudável entre a alimentação, o corpo e a mente.

E, para finalizar, coloco aqui uma frase que representa a forma como penso sobre a nutrição gentil e equilibrada:

“Comer normal é flexível. Ela varia em resposta a sua fome, sua agenda, sua proximidade com a comida e os seus sentimentos” (Ellyn Satter, 2009).


Copyright © 2019 Núcleo Tríplice / Todos os direitos reservados.